Estou Ceto Adaptado?

O meu teste de urina deu roxo, significa que eu estou ceto adaptado certo? “
“Eu estou na lchf há meses e o meu teste de urina deu negativo nos últimos dois dias. Eu já não estou em cetose”?
“Eu comi um biscoito ontem, hoje o meu ketostix é negativo, Não estou mais ceto adaptado?”
Você se identifica com qualquer uma dessas perguntas? Eu deparo-me com todas elas frequentemente no nosso grupo e página do Facebook. Qual delas está certa? NENHUMA. Sim, nenhuma delas está certa.

Agora você pergunta. O que????? Mas eu sempre pensei que todas estariam corretas !!!
Ahh você provavelmente está confundindo (como milhares fazem) cetose e cetoadaptação

Eu não sou fã de posts muito longos que giram em torno de um assunto, dando vontade de passar uma peneira para eliminar o lixo e entender a informação importante, por isso, vamos tentar explicar de forma clara e concisa.

O que são cetonas?

As cetonas são moléculas solúveis em água derivadas da degradação de ácidos graxos no fígado, compreendendo três tipos: acetoacetato, beta-hidroxibutirato e acetona. As cetonas são convertidas em acetil-CoA que é oxidado em seu corpo para energia.

As cetonas são o que mudam o seu organismo de queimador de glicose para queimador de gordura para uso para energia quando você passa de uma dieta rica em carboidrato para uma dieta LCHF, porque você não tem glicose para queimar para a energia.

O que é cetose?

Cetose é a mudança de queima de glicose (carboidratos) como fonte de energia para a queima de gordura como fonte de energia. Quando você entra em cetose você começa a usar a gordura como fonte de energia, mas em quantidades limitadas. As enzimas utilizadas para quebrar gordura são diferentes das utilizadas para quebrar a glicose. No início da sua cetose você ainda não tem enzimas suficientes para converter eficientemente a gordura. Essa é a razão pela qual seus níveis de energia são baixos no início da dieta e para você se sentir cansado. O seu corpo irá produzir cetonas, mas não irá utilizá-los de forma eficiente e eles serão excretadas através da urina (acetoacetato)!

AHHHHHHHHH é por isso que o teste de urina é positivo para cetonas !!! Sim, você ESTÁ em cetose.

O que é ceto adaptação

Ceto adaptação é quando o seu corpo está usando eficientemente cetonas como fonte de energia e seu metabolismo se transforma em uma máquina eficiente de queima de gordura. Uma pessoa ceto adaptada, já não excreta cetonas na urina porque as usa eficientemente!

A ceto adaptação demora de algumas semanas a meses e a gordura passa a ser o combustível preferido do seu organismo.


AHHHHHHHHH é por isso que meu ketostix são negativos de repente, apesar de fazer tudo certo e ser rigoroso por um mês. Sim!!!!!! Você está adaptado
Hummm e como vou saber se eu estou em cetose se a minha urina já não está excretando cetonas?

Você pode usar um monitor sanguíneo (mede BHA) ou um monitor de respiração (mede acetona) para medir seus níveis de cetonas.

Quais os resultados da ceto adaptação?

  •  Aumento do fornecimento de combustível para o cérebro
  • Melhoria da sensibilidade à insulina
  • Poupar músculo
  • Menor acúmulo de lactato
  • Diminuição da fadiga
  • Clareza mental
  • Energia alta
  • Tempo de recuperação mais rápido entre o exercício
  • Redução da inflamação
  • Melhoria da imunidade
E o que acontece quando eu como carboidratos? Existe alguma diferença se eu tiver uma jaca antes de ceto adaptada e depois? Sim existe.

Quando você está começando a LCHF, e tem uma jaca você sai da cetose. Você terá que reiniciar o processo, e quanto mais você jacar quanto mais tempo leva para chegar à fase de adaptação. Você também ganhará “peso” (retenção hídrica) e pode se sentir mal fisicamente, e a chamada gripe cetogenica pode retornar.

Quando você já está ceto adaptado, e jacar, o carboidratos continuará sendo a fonte de energia preferencial e enquanto o seu corpo ainda está usando os carboidratos você não vai queimar gordura. No entanto, como você está ceto adaptada, quando toda a glicose for usada, você vai voltar para a cetose mais rápido, porque todas as enzimas, bem como as alterações metabólicas que o seu corpo precisa para queimar gordura estão já configuradas.

Ahhhhhhhh posso jacar então ebaaaaaa

Para que?? (Há um post sobre jaca que explica porque eu escolhi não jacar a não ser em situações de exceção)

Se você sente todos os benefícios da LCHF na sua saúde e perda de peso, por que você iria querer fazer isso com seu corpo? Vale a pena?

Produzir mais cetonas significa mais perda de peso?

De forma alguma! Altos níveis de cetonas não significam necessariamente mais perda de peso. O nível de cetonas no seu sangue simplesmente lhe dirá quanta energia para ser usada você está produzindo, não quanta gordura você está queimando.

A LCHF é uma ótima ferramenta para perder peso porque usa a sua gordura corporal para energia. Isso juntamente com a diminuição da fome que você sente (a LCHF naturalmente diminui o apetite), você vai comer menos e usar a sua gordura armazenada para energia, e, consequentemente, perder peso.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: